São Jorge

São Jorge

Santo guerreiro

SÃO    JORGE
Vida, História e Devoção
 
 
S. Jorge (303 + ).
 
Primeiro período:
S. Jorge nasceu na segunda metade do século III e foi martirizado o dia 23 de Abril de 303, com o Imperador Diocleciano.
 
Jorge é filho de pai agricultor rico, com empregados e terras. Filho de pais cristãos. Nasceu em Capadócia (Hoje Turquia). Cedo ficou sem pais. Jorge mudou-se para Palestina com a mãe quando morreu o pai.
Lá foi promovido a capitão de exército romano. Bom militar e de confiança do Imperador Diocleciano. Nomeado conde pelo imperador graças a sua valia, mais tarde foi elevado ao cargo de tribuno militar ou Conselho militar. Com 23 anos, ao morrer sua mãe, passou a residir na corte do Imperador de Roma.
 
Martírio:
O Imperador Diocleciano, nessa época, tinha planos de matar os cristãos. O Imperador não sabia que Jorge, capitão militar de sua confiança era também cristão. Segundo conta a piedade popular, o dia de lançar o Decreto Imperial de perseguição aos cristãos, Jorge se levantou no meio da reunião do Conselho Militar, declarando-se espantado e indignado, e dizendo que os ídolos dos templos pagãos eram falsos. Então, Jorge, entregou todos seus bens aos pobres e optou pelos cristãos e deixou o Imperador.
 
O Imperador Diocleciano tentou fazê-lo desistir da fé, primeiro com palavras e depois com a tortura, uma vez que ele foi preso. Mas Jorge se fazia mais firme na fé. Finalmente ao não conseguir convencê-lo, mandou-o degolar no dia 23 de Abril do ano 303.
A devoção popular guarda memória de várias e diversas torturas, cada uma mais cruenta que a outra,  que Jorge sofreu de mãos do Imperador, tentando fazê-lo desistir , e a todas elas Jorge respondia com abnegação, firmeza, coragem, e na confiança de não ter medo porque Deus estava com ele. Algumas destas torturas que são contadas são: ser enterrado em cal viva. Ser açoitado. Ferido no rosto. Dar a beber veneno. Calçado com chinelos ardentes…. etc.
Também no cárcere, e com os torturadores… são contados múltiplos milagres pela devoção popular: como beber veneno e não acontecer nada. Ressuscitar um morto. Dar vida a um boi que tinha morrido de um pobre agricultor. Entrar no templo de Apolo e todos os ídolos quebrar-se… etc.
 
Ficaram também na devoção popular as respostas de Jorge ao Imperador diante das confissões: “Só Cristo é Deus e Senhor, criador de todas as coisas”. “Os ídolos que adorais não são deuses… “ Ouvindo as respostas e fortaleça da fé de Jorge toda a corte ficou atônita pelo valor e atrevimento com que falava”.
 
Desde a cárcere e com a fama e milagres …. muitos seguiam a fé.
 
Ao final foi morto degolado no dia 23 de Abril do 303. Sua sepultura está em Sta. Lídia (perto de Jerusalém), em Palestina.
 
Devoção a S. Jorge:
A devoção a S. Jorge espalhou-se rapidamente por todo o Oriente. Desde o s. VI tem peregrinações ao tumulo de S. Jorge em Lídia, santuário destruído e reconstruído várias vezes durante a Historia.
Muitas Igrejas foram dedicadas a S. Jorge na Grécia e em Síria. No s. VI sua devoção chegou a Sicília. No s. VII o Papa Leão II construiu uma Igreja em Roma dedicada a S. Sebastião e S. Jorge; e no s. VIII, o papa Zacarias transferiu a cabeça de S. Jorge para essa Igreja.
A devoção a S. Jorge chega a Inglaterra no s. VIII.
 
É com as Cruzadas que principalmente se estende a devoção a S. Jorge por Ocidente. Em 1340 o Rei Inglês Eduardo III instituiu a Ordem dos Cavaleiros de S. Jorge.
 
O Papa Bento XIV (1740), século XVIII fez de S. Jorge o padroeiro de Inglaterra.
 
Atualmente é o padroeiro de Inglaterra, de Portugal, de Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, e dos corintianos.
 
O culto aqui no Brasil chegou com os portugueses. O Corintians contribuiu muito à sua popularização ao escolher como padroeiro S. Jorge no ano 1910.
E devido a essa notoriedade no Brasil é celebrado em músicas populares de Caetano Veloso, Jorge Bem Jor, Fernanda Abreu… e com certeza em múltiples enredos e letras e músicas de samba da Gaviões da Fiel.
 
Em Oriente é venerado S. Jorge com o título de “Grande Mártir”.

 

    Orações:

Eu  andarei  vestido  e  armado, com as armas  de  São Jorge. Para  que  meus  inimigos tendo  pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. armas de fogo o  meu corpo não alcançarão, facas  e  lanças  se  quebrem  sem  ao  meu corpo chegar, cordas  e correntes se quebrem sem ao meu corpo,  amarrar.        

    São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor;  abre os meus caminhos.  ajuda-me  a  conseguir  um  bom emprego;   faze com  que   eu  seja  bem  quisto  por  todos:    superiores,  colegas  e subordinados. que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre  presentes  no  meu  coração ,  no  meu lar e  no meu serviço;  vela por mim e pelos meus ,  protegendo-nos sempre ,  abrindo e iluminando os nossos caminhos ,  ajudando-nos também a  transmitirmos  paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. amém.

 ( rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.)

  Oração:

Oh! Glorioso Guerreiro São Jorge, eu te suplico confiante que serei atendido, neste momento difícil da minha vida, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, com Vossa Espada de Luta, venha cortar todo mal e principalmente ( faz o pedido ).

Com a força do teu poder de defesa, eu me coloco na proteção do teu escudo, para combater o bom combate contra todo mal ou influência negativa que estiver em meu caminho. Amém.

São Jorge Cavaleiro, guiai-me. São Jorge Guerreiro, defendei-me. São Jorge Mártir, protegei-me.

Todo devoto de São Jorge deve usar a espada sempre que rezar esta oração.

Oração para alcançar um emprego

 

Ó São Jorge, Cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego, faze com que eu seja bem visto por todos; superiores, colegas e subordinados, que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no serviço, vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e Harmonia a todos que nos cercam. Amém.

 

Oração da vela de São Jorge

 

Glorioso São Jorge, pelos vossos merecimentos, pelas vossas virtudes, pela grandiosa Fé em nosso Senhor Jesus Cristo, por Deus, fostes constituído, em protetor de todos que a Ti recorrem, necessitando de vossa proteção, vinde em meu auxilio e levai à presença de Deus o apelo que agora vos faço. (Fazei aqui o pedido) São Jorge, ofereço esta vela e vos peço, Protegei-me, Guardai-me e Guiai-me por todos os Meus caminhos, com felicidade, Paz e Salvamento, para que eu consiga rapidamente através de vossa proteção  a graça que estou suplicando. Amém.

 

Oração a São Jorge

Ó Deus onipotente, Que nos protegeis Pelos méritos e as bênçãos De São Jorge. Fazei que este grande mártir, Com sua couraça, Sua espada, E seu escudo, Que representam a fé, A esperança, E a inteligência, Ilumine os nossos caminhos... Fortaleça o nosso ânimo... Nas lutas da vida. Dê firmeza à nossa vontade, Contra as tramas do maligno, Para que, Vencendo na terra, Como São Jorge venceu, Possamos triunfar no céu Convosco, E participar Das eternas alegrias. Amém.
 

Oração poderosa da chave de São Jorge

 

            Com esta chave abençoada eu peço a Deus pela intercessão de São Jorge, que me conceda a graça de abrir: meu coração para o bem; meus caminhos para os bons negócios; as portas da prosperidade, da caridade e da paz para eu viver sempre feliz.

            Com esta chave, em nome de Deus, eu fecho: o meu corpo contra as maldades deste mundo; contra as perseguições e espíritos malignos. Que meu anjo da guarda sempre me ilumine e me guarde. Com o poder da fé, misericórdia de Deus e a ajuda de São Jorge, Amém.

 

Orações do Manto de São Jorge

 

São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, Rogai por nós.

São Jorge, militar valoroso, que com a vossa lança abatestes e vencestes o dragão feroz, vinde em meu auxílio, nas tentações do demônio, nos perigos, nas dificuldades, nas aflições. Cobri-me com o vosso manto, ocultando-me dos meus inimigos, dos meus perseguidores. Protegido por vosso Manto, andarei por todos os caminhos, viajarei por todos os mares, de noite e de dia, e os meus inimigos não me verão, não me ouviram, não me acompanharão. Sob a vossa proteção, não cairei, não derramarei o meu sangue, não me perderei. Assim como o Salvador esteve nove meses no seio de Nossa Senhora, assim eu estarei bem guardado e protegido, sob o vosso manto, tendo sempre São Jorge a minha frente armado de sua lança e do seu escudo. Amém.

 

Oração de São Jorge

 

Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazei aqui o seu pedido) Dai-me coragem e esperança fortalecei minha e auxiliai-me nesta necessidade.  Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!

 

São Jorge rogai por nós!

 

Ladainhas a São Jorge.

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo ouvi-nos.
T -Cristo atendei-nos.
Deus pai do céu.
T - Tende piedade de nós.
Deus Filho redentor do mundo.
T - Tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo.
T - Tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus.
T - Tende piedade, piedade de nós.
Santa Maria Rainha dos Mártires.
T - Rogai por nós.
Santa Mãe de Deus.
Santa Virgem dos céus recebeu o Senhor Jesus Cristo.
São Jorge que do Senhor recebestes a coroa da justiça.
São Jorge patrono da juventude.
São Jorge guarda dos Soldados.
São Jorge esperança dos encarcerados.
São Jorge fiel Mártir da fé.
São Jorge fiel seguidor do Cristo.
São Jorge fiel a Cristo até a morte.
São Jorge invencível defensor da fé.
São Jorge que renunciando ao mundo ganhastes a Cristo.
São Jorge que pela espada entregastes a Cristo o vosso sangue.
São Jorge libertador dos cativos.
São Jorge em Cristo alívio dos doentes.
São Jorge em Cristo auxílio dos enfermos.
São Jorge em Cristo consolo dos aflitos.
São Jorge apoio fidelíssimo de todos os congregados.
São Jorge dos congregados exemplar mestre da fé.
São Jorge em Cristo destruidor de todas as vibrações malignas.
São Jorge em Cristo vitorioso de todos os malefícios.
São Jorge em Cristo neutralizador de toda a magia.
São Jorge vencedor em cristo, de toda a contenda do demônio.
São Jorge que elevai ao Senhor as nossas preces.
São Jorge que pisai e esmagai a Maldade dos nossos inimigos.
São Jorge seja em Cristo nosso escudo e protetor.
São Jorge sede nossa vitória sobre os nossos oponentes.
São Jorge radiante luzeiro dos Espíritos Bem-Aventurados.
São Jorge auxílio nos negócios de rapidez e brevidade.
São Jorge sede nosso auxílio urgente.
São Jorge fonte de fé e de esperança.
São Jorge príncipe dos Mártires militares.
São Jorge mediador dos processos urgentes.
São Jorge que degolado deixastes este mundo.
São Jorge nosso glorioso padroeiro.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.
T - Perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.
T - Ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.
T - tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos
T - Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.